quarta-feira, 28 de abril de 2010

Preocupante!

Sempre se falou da importância do esporte na formação humana. Mas quando entramos naquela parte do futebol que envolve puramente a grana, independente de qualquer paixão clubística, vêm a tona uma face no mínimo deprimente. Tá certo que alguns pais vêm no futebol uma solução financeira pra seus filhos, aquela solução que não lhes apareceu em vida, mas em alguns casos a criança é entregue à pessoas que tem somente o interesse em enriquecer, independente de qualquer preocupação em valorizar a formação do ser humano como um todo. As pessoas em geral, têm conhecimento desses casos quando se tornam notórios. Exemplos não faltam por aí. Abaixo, reproduzirei uma entrevista dada ao jornal Estadão pela jovem promessa Neymar, jogador do Santos, que logo irá pra algum grande time europeu e que tem seu futuro incerto, considerando a imensa quantidade de jogadores que sonhavam em brilhar na Europa e na Seleção e que acabaram, por circunstâncias da vida, trilhando caminhos diferentes daqueles de seus sonhos de sucesso, fama e glória.

Dói abrir mão de R$ 40 mil (dízimo) ?
Para Deus nada dói. E acho legal. A gente conhece bem o Pastor da Peniel. Faz dez anos que estou lá e agora estão ampliando a igreja. Acho que se a gente acreditar em Deus, as coisas vêm naturalmente. Deus me deu tudo: dom, sucesso…

Falando nisso, qual a parte chata de fazer sucesso ?
Ah, não tem parte chata. Eu acho que é sempre legal.

Já foi vítima de racismo ?
Nunca. Nem dentro e nem fora do campo. Até porque eu não sou preto, né ?

O que gostaria de comprar que ainda não tem ?
Queria um carrão

Mas você acaba de comprar um Volvo XC-60, por R$ 140 mil. Não é um carrão ?
Ah, é, mas queria uma Ferrari. Nunca andei.

Uma Ferrari ou um Porsche ?
Não sei. Qual é melhor ?

Não sei também.
Ah, então eu quero um Porsche amarelo e uma Ferrari vermelha na garagem.

Qual é o seu tipo de mulher ?
Linda

Prefere as loiras, as morenas, japonesas… ?
Tem de ser linda. Sendo linda, tá tudo certo. E só não pode ser interesseira.

Você alisa mesmo os cabelos a cada 20 dias ?
Aliso. Nem sei o que eles (cabeleireiros) fazem. Só sei que tem um cheiro ruim. Mas fica bom porque meu cabelo é meio enrolado. Aí tem que alisar para o moicano espetar. E também pinto de loiro. Sou meio maluco, né ?

Parece que você tira as sobrancelhas também…
Tiro aqui embaixo (diz, penteando-as com os dedos).

E o que mais você faz para cuidar da aparência ?
Depilo as pernas com uma maquininha. Da canela até as coxas. Acho que fica melhor assim. Ah, e faço o pé com a podóloga do CT (Centro de Treinamento do Santos). E, olha aqui, meu pé até que é bonitinho, né ? O pessoal costuma ter a unha preta. Eu, não.

Como gosta de se divertir ?
Depende. Quando eu ganho o jogo, aí saio para bagunçar. Mas se perco, prefiro ficar quieto em casa. Só jogo uma sinuca. Fico chateado, bravo e se alguém fizer uma piadinha na rua… eu não tenho sangue de barata. Também gosto de dançar. Danço de tudo: funk, psy, sertanejo, blackmusic.

Gosta de viajar ?
Gosto de ir para outros lugares, mas não gosto de viajar, não. É chato ficar dez horas dentro do avião. Você anda para lá e para cá e nunca chega.

Qual o lugar que mais gostou de conhecer ?
Os Estados Unidos. Fui para Nova York e Los Angeles. É tudo diferente, né ? A rua, o cheiro. Fui também para Catar, México, Nigéria.

Para onde gostaria de ir ?
Hmmm… para a Disney. Gosto de Parque de Diversões, brinquedos radicais. Tenho medo, mas eu vou. Ah, e Cancún também. Não surfo, mas pego um “jacarezinho”.

Já tirou seu título de eleitor ?
Não tirei. Nem queria, mas vou ter que tirar.

Sabe quais vão ser os candidatos à Presidência ?
Não sei, não.

Gosta do Lula ?
Não to prestando muita atenção nisso. Mas agora vou ter que passar a prestar.

Até onde quer chegar como jogador de futebol ?
Quero ser o melhor do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário